Tutorial

Introdução

Estamos disponibilizando no mercado um aplicativo cuja finalidade é a avaliação de resultados obtidos em laboratórios ou estações de trabalho, por participantes de Programas Interlaboratoriais, permitindo que os mesmos possam verificar seu desempenho com relação à precisão e exatidão, bem como sua compatibilidade frente a seus pares técnicos, permitindo, quando necessário, uma melhoria continua na qualidade e na confiabilidade metrológica de seus trabalhos.

Este aplicativo, denominado de “Elipse de Confiança Olivieri”, visa a compatibilização e o desempenho de laboratórios de empresas, e foi desenvolvido com base em Tese de Mestrado em Gestão da Qualidade Total, Unicamp, 2004 .

O objetivo de um Programa Interlaboratorial para compatibilização e aceitação de resultados é permitir que cada participante possa visualizar a precisão e a exatidão de seus resultados, obtidos em ensaios de materiais de referência, dentro do universo constituído por laboratórios de empresas, institutos e universidades, de vários pontos do país, e de se auto corrigir, caso necessário, avaliando sua sistemática de trabalho, comparando os seus resultados com os dos demais laboratórios. Dentro deste contexto, um relatório poderá ser elaborado, contendo os resultados obtidos por todos os participantes do programa, os quais poderão ser identificados por codificação numérica, garantindo a confidencialidade dos resultados.

A avaliação dos resultados é realizada para verificar a compatibilização entre os resultados dos diferentes laboratórios, bem como o desempenho dos mesmos, e está associada aos conceitos de análise bivariada e estatísticas de posição central e dispersão: média robusta e variabilidade aceitável de Thompson, associadas a um grau de 95% de confiança.

O relatório apresenta para cada análise química (par de amostras A/B), uma tabela dos resultados apresentados e um gráfico da elipse de confiança aceitável, do qual constam também algumas estatísticas como: número de participantes (N); posição central e dispersão, bem como comentários relativos aos laboratórios que não apresentaram bom desempenho.

A representação gráfica é bastante simples e feita com base nos resultados de coordenadas (x, y), obtidos pelos laboratórios para o par de amostras A/B. A escala do eixo x cobre a faixa de resultados referentes à amostra A e a escala do eixo y, de forma análoga, cobre a faixa de resultados da amostra B. Dessa forma, cada ponto localizado no gráfico é representativo de um laboratório participante.

Região de confiança

O aplicativo “Elipse de Confiança Olivieri”, ao ser rodado, delimita uma região de confiança em torno do valor central e com a dispersão, ambas previamente selecionadas, incluindo com 95% de probabilidade, os pontos representativos dos laboratórios participantes.

Quanto maior o domínio do laboratório sobre a sua sistemática de trabalho, maior será a tendência de seu ponto se situar dentro da “Elipse de Confiança Olivieri”, ou seja:

Ponto dentro da “Elipse de Confiança Olivieri”

Indica que há compatibilidade e variabilidade aceitável entre os resultados destes laboratórios e, portanto, apresentam desempenho satisfatório.

Laboratórios cujos pontos se situam fora da elipse ou não se encontram no gráfico, devem reexaminar seu procedimento de ensaio, localizando e corrigindo a fonte de desvio. Para esses laboratórios, a posição do ponto em relação ao eixo maior da elipse, fornece uma indicação do tipo de erro eventualmente cometido, ou seja:

Ponto fora da “Elipse de Confiança Olivieri”

e a variabilidade entre os resultados destes laboratórios não é aceitável e, portanto, apresentam desempenho insatisfatório.

próximo do eixo maior da elipse:

indica erros de caráter sistemático significativo e ocorre devido à variabilidade entre laboratórios, em virtude de condições adversas do laboratório, podendo ter origem em:

modificações não permitidas na metodologia.

instrumental não calibrado.

afastado do eixo maior da elipse:

indica erros de caráter aleatório significativo e ocorre devido à variabilidade dentro do laboratório, podendo ter origem em:

operador não devidamente treinado.

erros ocasionais (erro de leitura, erro de cálculo, erro de conversão de valores, erro de transcrição de resultados etc.).

Fontes de erros

Um quadro apresentando as diversas fontes de erros relativas aos erros aleatórios e sistemáticos é apresentado a seguir.

Quadro I - Erros de Caráter Sistemáticos e Aleatórios Associados a suas Fontes

As fontes assinaladas com um (*) podem causar erros de caráter sistemático ou aleatório, dependendo da forma de atuação.

Para que se possa construir uma elipse de confiança é necessário trabalhar com análise bivariada (pares de amostras), estabelecer o nível de significância (nível de confiança de 95%) e conhecer os seguintes parâmetros: número de participantes; estimativas da posição central e da dispersão das duas variáveis (amostras).

No entanto, a estatística nos possibilita obter tanto a posição central como a dispersão, de diversas formas, sendo que dentre elas podemos citar:

Posição central e Dispersão

Posição central: Média Aritmética; Média Aritmética, após a rejeição de dispersos; Mediana; Média Robusta (média tratada - Algoritmo A da ISO 5725); Valor Médio conhecido (Padrão ou Material de Referência Certificado).

Dispersão: Desvio padrão; Desvio Padrão, após a rejeição de dispersos; Intervalo Interquartílico Normalizado; Desvio Padrão Robusto (Desvio Padrão tratado - Algoritmo A da ISO 5725); Variabilidade Aceitável de Horwitz; Variabilidade Aceitável de Thompson; Dispersão conhecida, ou Incerteza da Medição (Padrão ou Material de Referência Certificado).

Assim, o aplicativo possibilita a construção da elipse de confiança considerando: número de participantes; resultados obtidos das duas variáveis (amostras); nível de confiança de 95%; e com as seguintes estimativas de posição central e de dispersão, respectivamente:

Média Aritmética e Desvio Padrão;

Média Aritmética e Desvio Padrão, ambos calculados após a rejeição de dispersos; (Nota: A própria elipse determina os valores dispersos a serem rejeitados) - Compatibilidade;

Mediana e Intervalo Interquartílico Normalizado - Compatibilidade;

Mediana e Variabilidade Aceitável de Horwitz - Compatibilidade;

Média Robusta e Desvio Padrão Robusto - Compatibilidade;

Média Robusta e Variabilidade Aceitável de Horwitz - Desempenho;

Média Robusta e Variabilidade Aceitável de Thompson - Desempenho;

Média (Padrão ou Conhecida) e Dispersão (Padrão ou Conhecida) - Proficiência

A seguir é apresentado um manual para utilização deste aplicativo, o qual é utilizado via internet.

UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO - “ELIPSE DE CONFIANÇA OLIVIERI 2015”

Ao entrar no aplicativo surgirá a seguinte tela de login

TELA DE LOGIN

Para que se possa efetuar o login no programa é necessário, antes de mais nada, efetuar o cadastro como pessoa física ou jurídica, clicando em [cadastrar-se].

Uma nova tela surgirá disponibilizando um formulário para ser preenchido.

Cadastro

Preencher o formulário, clicar no botão [Enviar Formulário] e a seguinte tela surgirá para que possa ser feito a confirmação de seu cadastro.

Confirmação de cadastro

Seguir as orientações abaixo, que serão enviadas a seu email, para a confirmação de seu cadastro.

Nota: A confirmação de seu cadastro poderá ser feita por uma destas duas alternativas:

  1. Clicando no link recebido no e-mail
  2. Copiando o código recebido e colando na tela de confirmação do sistema

Assim que confirmar o seu cadastro, surgirá a tela inicial do programa que possibilitará a entrada dos dados a serem avaliados.

No canto direito da tela será indicado o Usuário, o e-mail e o número de créditos disponíveis para utilização do programa (Créditos: 0). Disponibiliza ainda um botão [Sair] para sair do programa.

No centro, haverá um menu com as seguintes opções:

[Análises e Relatórios]Utilizada para criar, alterar e excluir análises e relatórios.
         Ver mais sobre a tela "Análises e Relatórios"

[Meu Cadastro] Utilizada para alterar informações de cadastro como endereço, telefone, etc.
         Ver mais sobre a tela "Meu Cadastro"

[Meus Créditos] Utilizada para visualizar um histórico de compras e usos de créditos realizados.
         Ver mais sobre a tela "Meus Créditos"

[Comprar Créditos] Utilizada para realizar uma nova compra de créditos.
         Ver mais sobre a tela "Comprar Créditos"

Análises e Relatórios

No centro da tela temos dois grandes quadros de entrada de dados, sendo eles:

O da esquerda [Minhas Análises], com duas opções: [Nova Análise] e [Atualizar].

O da direita [Meus Relatórios], com duas opções: [Novo Relatório] e [Atualizar].

Meu Cadastro

Permite alterar dados do usuário.

Para alterar a senha, clicar no link "Alterar"

A seguinte tela aparecerá:

1 - Digite a senha atual,

2 - Escolha uma nova senha,

3 - Repita a nova senha.

Meus Créditos

Nesta tela é possível visualizar um "extrato" de créditos adquiridos e utilizados.



Data: Exibe a data e a hora da transação no sistema.

Ação: Indica se o crédito foi adiquirido ou utilizado.
Crédito adquirido: Exibe o código da compra.

Crédito utilizado: Exibe o nome da análise na qual o crédito foi utilizado.
Créditos: Exibe a quantidade de créditos envolvidos na transação.

Acumulado: Exibe a quantidade de créditos acumulado resultante após a transação.

Comprar Crédito

PROMOÇÃO DE LANÇAMENTO:

Na primeira compra, adquira um número de créditos pelo valor com desconto e receba o número de créditos em dobro.

Fazer a aquisição de créditos necessários, lembrando que para cada conjunto de resultados de uma análise química a ser avaliada (cada elipse gerada) será consumido um (1) crédito.

Clicar no carrinho para selecionar sua opção de aquisição de créditos.

Clicar novamente para aumentar a quantidade ou selecionar outro item.

Ao clicar em [Pagar], surgirá uma mensagem informando que você será direcionado ao site do PagSeguro para efetuar seu pagamento.

Clicando em Ok, na mensagem, você será redirecionado para o PagSeguro do UOL. Uma área segura na internet onde seus dados são criptografados.

No canto superior da tela do pagSeguro, é exibido a quem o pagamento será destinado.

Verifique as informações, efetue o login e prossiga conforme as instruções do PagSeguro.

Este sistema não terá acesso a nenhum dos seus dados bancários bem como: número de cartão de crédito, código de segurança, etc.

Todas as informações inseridas no site do PagSeguro serão utilizadas apenas pelo UOL para efeito de pagamento e não será compartilhado com nosso sistema em nenhum momento.

Ao final da transação você será redirecionado para este site e, assim que o pagamento for confirmado pelo pagSeguro, seus créditos serão liberados para utilização.

Exemplo de Utilização do aplicativo

Criando uma nova análise

Verificar no canto superior direito da tela, dados cadastrados e créditos disponíveis para utilizar o aplicativo.

No quadro da esquerda, designado Minhas Análises, devemos clicar em [Nova Análise] e a seguinte tela surgirá para que possamos lançar os dados a serem avaliados.

Esta nova tela apresenta um quadro, com duas grandes áreas, sendo:

a da direita para configurações da análise química desejadas , ou seja, nomear a análise química em questão, definir as casas decimais, selecionar as estatísticas de posição central e dispersão com as quais se deseja trabalhar. Neste quadro da direita existem, também, três botões designados por:
Adiciona uma linha à tabela da área esquerda que apresenta inicialmente apenas uma linha.
Grava os dados já inseridos. Notar que no rodapé existe a indicação de que a gravação é feita automaticamente a cada 5 minutos.

Gera a elipse de confiança com as estatísticas selecionadas, após a inserção dos dados na área esquerda.

IMPORTANTE:
Somente clicar neste botão quando tiver certeza absoluta de que os dados introduzidos estão corretos e a seleção das estatísticas foi feita conforme prevista, pois ao ser clicado ele consome um de seus créditos .
a da esquerda para o lançamento dos dados em tabela com sete colunas:

1ª coluna Somente leitura
Numeração das linhas da tabela
2ª coluna Texto
Identificação do laboratório - Nome ou Código do Laboratório
3ª coluna Numérico
Resultados obtidos na amostra A
4ª coluna Numérico
Resultados obtidos na amostra B
5ª coluna Check box
Se checado, indica que o laboratório é especialista
Esta coluna só será utilizada se a opção Média dos Especializados for utilizada na configuração de Posição central e dispersão.
6ª coluna Botão excluir
Exclui a linha correspondente.
7ª coluna Botão de informações
Exibe mais informações sobre como utilizar as funções desta tela.

Esta tela já disponibiliza, como default, uma linha para lançamento de dados e o lançamento dos dados pode ser feito de duas maneiras:

1 - No botão [Adicionar linha], adicionar tantas linhas quantas forem necessárias, e digitar seus dados, ou

2 - Copiar os dados [Ctrl+C] de outro aplicativo, Excel por exemplo, e colar nesta tela [Ctrl+V], os dados existentes e apagar a primeira linha clicando no X, em vermelho, da sexta coluna.

Visualização da tela após o preenchimento das duas áreas deste quadro.

Após o lançamento dos dados na área da esquerda, utilizar a área da direita para:

  • Nomear a avaliação
  • Estabelecer o número de casas decimais
  • Existe a opção de estabelecer a potência se for o caso, como por exemplo, fixar todos os dados em 10^-6
  • Selecionar as estatísticas com as quais deseja trabalhar

Verificando todas as informações e confirmando as mesmas, clicar no botão [Gerar Elipse de Confiança (1 Crédito)].

IMPORTANTE: Somente gerar a elipse quando tiver certeza absoluta de que os dados introduzidos estão corretos e a seleção das estatísticas foi feita conforme prevista.

Ao clicar no botão, será consumido um (1) de seus créditos e não será mais possível alterar nenhum dado da análise.

É possível verificar, no canto superior direito da tela do programa, junto ao botão [sair], que o número de créditos disponíveis diminui de uma unidade.

Elipse Gerada

Ao clicar no botão [Gerar Elipse de Confiança (1 Crédito)], nova tela (Tela de avaliação) surgirá apresentando a Elipse de Confiança gerada.

Esta Tela de avaliação, apresenta um quadro com três áreas: Uma a esquerda, uma a direita e uma na parte inferior.

Obs: O menu flutuante na área da direita surgirá quando se posicionar o cursor nesta área do quadro.

- a esquerda: Nesta área são apresentados os dados que foram introduzidos indicando para todos os participantes, o código, os resultados das amostras A e B e se ele foi considerado especialista, quando esta opção for feita.

- a direita: Nesta área é gerada a elipse de confiança, com base nos dados selecionados. Se posicionarmos o cursor nesta área, um menu flutuante surgirá permitindo que alterações possam ser feitas nas escalas, para uma visualização melhor da Elipse de confiança. Este menu já vem com dados default, automaticamente retirado dos dados introduzidos. Desmarcar o item Escala Automática e introduzir os novos valores (X mínimo; Y mínimo e Tamanho: Máx - Mín). Por exemplo: X Mínimo = 2,5; Y Mínimo = 2 e Tamanho = 2. Clicar no botão [Redesenhar].

A Elipse de confiança é redesenhada (esta operação não consome créditos e pode ser realizada quantas vezes forem necessárias para melhorar a visualização da elipse gerada).

Nota: Observar que na área em que a elipse de confiança é gerada é feito também um mapeamento por meio de linhas horizontais, verticais e diagonais, para verificar o posicionamento dos pontos representativos dos resultados dos participantes, de modo a possibilitar a elaboração dos comentários

- parte inferior: Neste área são apresentados automaticamente os comentários indicando os laboratórios com bom desempenho e os laboratórios com os desvios significativos, bem como das prováveis fontes de erros indicando as ações corretivas a serem tomadas.

Criando um novo relatório

Uma vez estabelecida a “Elipse de Confiança Olivieri” redesenhada para melhor visualização, podemos gerar um relatório referente a esta avaliação, ou um relatório referente a várias avaliações realizadas.

No menu superior, selecionar [Análises e Relatórios] surgindo então a tela de Entrada de Dados.

No quadro da direita desta tela selecionar [Novo Relatório] surgindo então nova tela “aparentemente” em branco”

Porém, ao passarmos o cursor no canto esquerdo da tela, surgirá um menu flutuante Configurações do relatório, onde devem ser feitas as configurações do relatório como:

  • Nome do Relatório, a ser definido e digitado;
  • Tamanho da imagem (default: 80), para que o relatório possa ser impresso em folha A4;
  • Fonte: (Verdana 10);
  • Campo designado “Análises incluídas neste relatório”
  • Campo designado “Listagem das avaliações já realizadas”, de onde podem ser selecionadas as que farão parte deste relatório, incluindo-as no campo acima.

Adicionando análises ao relatório

Para selecionar as análises que farão parte do relatório clicar no sinal ao lado das análises desejadas.

Importante: É possível selecionar uma ou mais análises para constar do relatório

Ao selecionar a análise desejada, por exemplo “Am14Znaa” surgirá a designação desta análise na área “Análise incluídas neste relatório” e então, no lado direito da tela, a avaliação desta análise em questão, contendo a tabela, o gráfico com a elipse e os comentários.

Formatando o relatório

As informações desta avaliação, ainda, podem se reconfiguradas por meio de menus flutuantes que surgem ao se passar o cursor pelas respectivas áreas, ou seja:

1- Para alterar os dados na tabela com os dados, posicionar o cursor na mesma, surgindo o menu flutuante: Configurações dos dados no relatório.

Fazer alterações e clicar no botão [Atualizar dados]
2- Para alterar o gráfico, posicionar o cursor sobre o mesmo, surgindo o menu flutuante: Configurações do gráfico no relatório.

Fazer alterações e clicar no botão [Redesenhar]
3- Para alterar a formatação do relatório, a ser impresso na folha A4, (posicionamento dos três blocos principais de informações), colocar o cursor sobre o título do relatório, surgindo o menu flutuante: Configurações da análise no relatório.

Selecionar o layout e clicar no botão [Gravar Layout]

Portanto, neste exemplo, apenas reformatando o relatório (item3), para um melhor posicionamento dos comentários, selecionando a quarta opção de layout, temos a nova formatação do relatório dada abaixo.

Imprimindo o relatório

Para imprimir o relatório existem duas opções: Digitar [Crtl+P] ou Clicar o botão direito do mouse e selecionar imprimir.

Surgirá a tela

Verifique se a impressão sairá da maneira adequada e então clique em [Imprimir].

Importante: No caso de se ter selecionado mais de uma análise para fazer parte do relatório, serão impressas tantas páginas quantas análises forem selecionadas, sendo os resultados de uma análise em cada página.